quarta-feira, 28 de abril de 2010

Actividade Laboratorial 1.4 Balanço energético num sistema termodinâmico

A coisa correu bem. Conseguiu-se o gelo; duas garrafas-termo foram suficientes, tivemos cuvettes em quantidade suficiente; o pessoal trabalhou com afinco; a qualidade dos resultados obtidos é assinalável. Mais uma concluída. Venha a próxima!
 


segunda-feira, 26 de abril de 2010

S. H. Hawking - Cuidado com os Extraterrestres...


Notícia do jornal Público online a 26/04/2010

No primeiro programa de uma nova série ontem emitida no canal Discovery, Hawking comparou uma possível visita de extraterrestres ao nosso planeta com a chegada de Cristóvão Colombo à América. “Isso não correu muito bem para os nativos”, comentou. Procurar contacto com extraterretres “é um pouco arriscado demais”, alertou.

Há 100 mil milhões de galáxias no Universo, cada uma com centenas de milhões de estrelas. “Para o meu cérebro matemático, os números fazem com que a hipótese de existência de extra-terrestres seja perfeitamente racional”, disse, citado no diário britânico "The Times". “O desafio é perceber como é que estes extraterrestres serão realmente.”

quinta-feira, 22 de abril de 2010

terça-feira, 20 de abril de 2010

Actividade Laboratorial 1.2 Painel Fotovoltaico

Ficam dois gráficos que retratam os dados obtidos por um dos painéis que foram usados nesta actividade - dados do docente da disciplina.